:: QUEM SOMOS

O Instituto da Orelha é Instituição de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Reparadora, destinada ao atendimento de pacientes portadores de múltiplas deformidades congênitas (desde o nascimento) e traumáticas da orelha, bem como de outros segmentos do corpo.

As imperfeições da orelha constituem complexos quadros clínicos e suas reparações ou reconstruções exigem diversas etapas cirúrgicas as quais são constantes desafios no campo da Cirurgia Plástica. Trata-se de cirurgia reconstrutora ou reparadora da orelha e não é procedimento estético.

As anomalias congênitas do pavilhão auricular são resultantes de alterações nas estruturas dos genes responsáveis pelo desenvolvimento da orelha, e outros órgãos. Ainda não são conhecidos os mecanismos embrionários que determinam o aparecimento das imperfeições auriculares, mas sabe-se que existem genes com funções específicas para promover o início, a formação e o crescimento do órgão durante as primeiras 12 semanas de gestação. São deformidades decorrentes de alterações genéticas, mas não são de transmissão hereditárias portanto os pais não são culpados pela anomalia pois ocorrem por acaso. É muito raro dois irmãos apresentarem semelhante imperfeição.

 

:: voltar